segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Lapso na Manutenção

Um comitê de cinco membros da força aérea americana concluiu a investigação da queda de avião, um desses jatos moderníssimos, que se desmanchou no céu no dia 14 de setembro de 1997.
O piloto ejetou o banco e desceu de pára-quedas.

Ninguém na área residencial, onde o avião caiu, sofreu qualquer dano.

Esse avião fora consertado e revisado em janeiro de 1996.


Parte dessa manutenção incluiu a remoção e reinstalação das asas. Os inspetores ao que tudo indicava, deixaram de instalar quatro dos cinco parafusos que prendem parte da asa. Dois outros inspetores que vistoriaram a aeronave posteriormente não perceberam o erro. Uma dessas vistorias foi feita justamente quando um piloto avisou que a asa estava com "movimento" demais.

O coronel chefe do júri declarou:
- Ao meu parecer, a causa desse acidente foi um lapso na manutenção.

Devido à falta de quatro parafusos, um caça no valor de 100 milhões de reais foi ao chão.
Por causa de uma revisão mal feita, um piloto quase perdeu a vida. Devido a "lapsos" assim, dezenas de pessoas em terra correram risco. Aparentemente foi um preço extremamente alto para algo tão simples como apenas quatro parafusos.

Coisas assim ocorrem o tempo todo. Uma empresa quebra porque não se mantém a par das pesquisas de mercado ou do desenvolvimento de produtos. Uma carreira promissora se desfaz porque o rapaz é genioso ou porque um iniciante comete uma falta ética.

E todos nós já vimos casamentos que não deram certo devido a "lapsos na manutenção" por parte de um ou de ambos.

Seria sensato começar o seu dia verificando o registro de revisões. Seja detalhista
Vire todas as pedras, e enfrente os problemas com ousadia.
Deus quer que você voe, não que caia e se desmanche por uma simples falta de revisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário