sábado, 16 de junho de 2012

Preparo da Sopa

Um dia eu estava preparando uma sopa para o jantar. Meu neto, Fernando, parecia estar triste... Perguntei para ele o que tinha ocorrido, e ele me contou com uma voz entristecida:

- Ah, Vó! Problemas... Lá em casa, na faculdade, no trabalho... Tudo seria mais fácil se voltasse a ser como antes.


Queria ajudá-lo que alguma forma, olhando a panela que eu estava mexendo a sopa lembrei de uma história que minha mãe tinha me contado quando eu ainda era uma garota. Pensei que com aquela história poderia ajudar Fernando. Então resolvi contar para ele:
- Fernando, venha aqui perto de mim.
Ele veio, e então comecei a contar...
- Olhe bem o modo no qual estou mexendo esssa sopa. Com a colher, em movimento horário. Se eu retirar a colher, a sopa continuará "rodando" no mesmo sentido. Coloco a colher para continuar a mexer no mesmo sentido, porém, se eu quiser mudar o sentido e passar a mexer no anti-horário, nessa passagem ocorre uma certa bagunça entre o caldo, mas, depois ela se acostuma com o noso sentido no qual estou mexendo. E, se denovo, eu retirar a colher ele continuará no sentido anti-horário.


Ele parecia meio confuso com a minha explicação, deu a impressão de que passava na cabeça dele: "O que isso tem a ver?". Fernando me disse:
- Percebi isso vovó.

Então eu continuei a explicar para ele:

- Meu neto, assim como essa rotação da sopa, pode ser a nossa vida! Muitas das vezes estamos acostumados a viver de um só modo, com pequenas dificuldades que conseguimos enfrentar facilmente, porém, em alguns momentos da vida de todo ser humano, aparece obstáculos mais dificeis de superar. Esses obstáculos é vivido no momento daquela "bagunça entre o caldo", pensamos que é o fim de tudo e que nada mais tem soluções. Pensamos em muitas maneiras estúpidas de nos livrarmos dos problemas, mas, apenas o tempo... O famoso "Viver cada dia" é que nos permite passar por cima dos problemas.
Mas, lembre-se! Depois da "Bagunça do caldo"... Depois das dificuldades superadas, a felicidade da vida aparece novamente e assim seguimos nossa vida.

 Ouvindo isso meu neto ficou encantado, e vi abrir um sorriso em seu rosto, me dando um forte abraço. 

Nunca desista de sonhos, da vida e de tudo aquilo que deseja por causa das dificuldades. Acredite que depois do tempo que for necessário, as dificuldades, obstáculos, tribulações, momentos de escuridão: Tudo isso passará.
Faça da sua vida um modelo de "Preparo da Sopa", mas, nunca deixe se acostumar em apenas um sentido.


                                                Fernanda Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário